Rack para TV: 4 dicas de como escolher o modelo certo para a sua casa
Assistir um filme, jogar videogame ou simplesmente assistir ao noticiário são algumas das principais funções que a TV exerce em nosso dia a dia. Sendo companheira diária nos momentos de lazer, é preciso deixar ela em um local seguro, estiloso e uma posição adequada para assistir.
Desse modo, o rack para TV é o móvel que melhor oferece esses recursos. Com diversos modelos, cores e formatos, o rack é ideal para acomodar não apenas a televisão, mas também objetos de decoração e aparelhos eletrônicos, por exemplo.
Mas afinal, qual é o modelo de rack para TV ideal para a minha sala de estar? Para auxiliar você nessa questão, o texto a seguir vai trazer 5 dicas de como escolher o modelo adequado, conforme o tipo do produto, bem como o espaço disponível na sala e a decoração do ambiente.
Tipos de rack para TV
Para escolher o rack para TV adequado, primeiro é preciso conhecer os tipos de móveis disponíveis. Quem pretende colocar a televisão presa na parede tem o rack para TV com painel como opção principal, por exemplo. Esse modelo deixa o ambiente mais sofisticado e ainda libera espaço para decoração no rack.
No entanto, se você é daqueles que buscam por opções mais compactas, o modelo rack Assis segue bem nesse formato, com poucos adereços, mas mantendo um estilo marcante. Uma outra opção disponível é o rack para TV com nichos, ideal para quem busca aliar praticidade e decoração.
Então na lista a seguir vamos apresentar alguns tipos de rack para TV mais comuns:
- Rack para TV com painel: ideal para deixar o espaço do rack livre para colocar objetos e ainda auxilia na decoração da parede;
- Rack para TV suspenso: esse modelo de rack é mais compacto, sendo preso à parede e sem pés. É uma opção válida para quem possui sala de estar com pouco espaço;
- Rack para TV Assis: para quem gosta de um estilo minimalista, mas sem perder espaço para colocar objetos;
- Rack para TV com nichos: um espaço adequado para alocar a televisão, receptores de sinal e ainda decorar o ambiente com livros.
- Rack para TV com pé palito: além de oferecer resistência, os pés palito dão um toque retrô ao ambiente, remetendo aos móveis dos anos 1970, por exemplo.
4 dicas de como escolher rack para TV
Considere o peso suportado
O primeiro quesito para a escolha de um rack para TV deve ser o peso suportado pelo móvel. Mesmo que o modelo de televisão com tela fina tenha um peso baixo, ao longo do tempo esse peso, junto com o de outros objetos, acaba prejudicando o rack.
Desse modo, uma forma de verificar a capacidade do produto é conferindo se é um rack para TV 50 polegadas, por exemplo.
Ao não considerar o peso suportado pelo rack na escolha, é possível que o móvel apresente avarias em pouco tempo de uso, além de colocar em risco a TV e os demais objetos, em caso do rack ceder com o peso.
É importante avaliar o material de fabricação
Sabendo que a estrutura do móvel é importante na decisão de compra, outra questão que deve ser cuidada no rack para TV é o material em que ele é fabricado.
De modo geral, este tipo de móvel é fabricado em MDF ou MDP, materiais que oferecem boa resistência e um valor acessível. No entanto, em alguns modelos é possível encontrar opções fabricadas em metal, vidro e até mesmo em madeira maciça.
Nestes casos o rack costuma ter um valor de compra mais elevado, porém se adapta a diferentes estilos de decoração e têm uma longa durabilidade.
Rack para TV com painel ou sem?
Uma questão que sempre surge na hora da compra é escolher entre rack para TV com painel ou sem. A resposta para essa pergunta varia conforme algumas situações que você deve levar em conta.
Se a ideia é fixar a televisão na parede, o adequado é escolher o modelo com painel, pois ele dá suporte ao aparelho e deixa a decoração mais refinada. No entanto, se você deseja deixar a TV sobre o rack, junto com os outros objetos de decoração, o painel acaba tendo pouca utilidade.
Escolha o modelo conforme a decoração do cômodo
Além da estrutura e do material em que o móvel é produzido, precisamos levar em conta o estilo de decoração da sala de estar. Por isso, o rack para TV deve estar bem integrado ao design e às cores que compõem o cômodo da casa.
Para casas com uma arquitetura minimalista, o modelo rack para TV Assis é o mais recomendado, podendo ser combinado com prateleiras, por exemplo. Mas se você busca um conceito mais contemporâneo, a opção de rack com nichos é a que deve atender suas expectativas.
Escolha seu rack para TV na Formosa
Escolher o móvel certo para a sua casa não é tarefa fácil. É preciso levar em conta algumas questões para fazer a escolha certa e ter uma casa decorada ao seu estilo e com produtos de ótima qualidade.
Portanto, conte com o Formosa para escolher rack para TV ou outros móveis para a sala de estar, como uma boa mesa de canto!